InterAd ad


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec938.html


Computadores sem electricidade

Investigadores demonstraram que poderá ser possível o uso de computadores que não necessitam de energia eléctrica.

O estudo realizado mostrou que os circuitos dos PCs podem funcionar apenas com uma pequena carga eléctrica aplicada inicialmente, utilizando para isso umas novas portas lógicas que têm sido desenvolvidas por cientistas da Universidade de Notre Dame nos EUA.

A tecnologia utilizada é denominada ''Quantum dots'' e é baseada numa célula com quatro pequenos pontos agrupados segundo os vértices de um quadrado imaginário, e são constituídos por um material que consegue capturar electrões.

Quando dois electrões são colocados na célula, estes repelem-se e acabam posicionados segundo uma das diagonais. As duas diagonais funcionam segundo a lógica binária, podendo ser 0 ou 1, e ao colocarmos uma outra célula adjacente à primeira, a carga oposta dos electrões permite que a informação passe de célula para célula sem a necessidade de carga eléctrica. São sucessões destas células que poderão formar as ligações dos futuros computadores.

Apesar do furor da descoberta, ainda existem alguns problemas como o tamanho reduzido das células em questão, que dificultaria o seu fabrico assim como a temperatura de funcionamento, que actualmente ronda os 272,9 graus Celsius, muito próximo do zero absoluto.


Voltar à página anterior

Página principal