Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec465.html
O ciber julgamento do século
O julgamento do caso Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra a Microsoft teve início na Segunda Feira.
Depois de diversos atrasos teve finalmente início o julgamento relativo à acusação do Departamento de Justiça de que a Microsoft tem um comportamento monopolista.
No primeiro dia o principal advogado do Departamento de Justiça apresentou os seus argumentos iniciais falando de centenas de documentos que detalham as relações da Microsoft com a America Online, Intel, Apple Computer e outras grandes empresas de informática e Internet.
Uma das revelações mais surpreendentes foi a de um documento que detalha uma reunião entre Bill Gates e os executivos da America Online.
Nesta reunião Gates terá perguntado a estes executivos quanto dinheiro seria necessário para a America Online ''destuir'' a Netscape.
O Departamento de Justiça alega que a Microsoft tem vindo a ter comportamentos monopolistas de uma forma sistemática e com o conhecimento e colaboração dos seus executivos de topo.
Este julgamento está agora no seu início e os analistas afirmam que ainda vai durar bastante tempo, o que poderá tornar irrelevante qualquer decisão que venha a ser tomada pelo juíz uma vez que o mercado da Informática evolui muito mais rapidamente que qualquer procedimento legal.
Voltar à página anterior
Página principal