Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec435.html
Novo peluche digital chama-se Furby
Furby é o mais recente boneco de peluche com inteligência artificial e promete ser o sucesso deste Natal.
A empresa norte-americana de brinquedos Hasbro lançou através da sua divisão Tiger Electronics o mais esperado boneco de peluche do ano : o Furby . Segundo os seus responsáveis o Furby é bastante mais avançado que o Microsoft Barny, um boneco do mesmo tipo lançado já há alguns meses.
O Furby foi oficialmente lançado na passada sexta-feira na FAO Schwartz , uma das mais prestigiadas lojas de brinquedos de Nova Iorque.
O boneco será comercializado por cerca de 30 dólares (cerca de 5.500$00) e tem a capacidade de falar e compreender o que lhe é dito, de interagir com as crianças e com outros Furbys e de aprender.
O Furby tem um vocabulário de cerca de mil frases e inicialmente fala 'Furbish', uma língua própria, e ao longo do tempo tem a capacidade de aprender Inglês. Um dicionário de Furbish é fornecido com o boneco.
Diversos sensores de luz, som e proximidade permitem ao Furby distinguir a noite do dia, saber qual a sua posição relativamente aos objectos que o rodeiam, detectar diversas acções como 'carícias' e abraços, consegue distinguir e reagir à música, interage de uma forma inteligente com outros Furbys quando estes estão presentes na mesma sala, tem diversas expressões faciais que consegue transmitir com movimentos dos lábios, olhos, mãos, braços, orelhas e face e tem uma boa capacidade de aprendizagem.
Se, por exemplo, o Furby dá um beijo a uma criança e é acariciado por isso, o Furby 'aprende' que a criança gostou do beijo; se a criança não brinca com o Furby durante alguns dias ele começa a queixar-se.
Voltar à página anterior
Página principal