Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec4281.html


Conteúdos grátis com os dias contados

De acordo com um estudo da Ovum , os conteúdos grátis na Internet estão perto do fim. Isto porque comprar conteúdos e depois disponibilizá-los gratuitamente não parece ser um bom modelo de negócio para as empresas. Esta ideia está presente no relatório Wireless Internet Business Models: Global Perspective, Regional Focus , onde é referido que este modelo de negócio ''não é sustentável a longo prazo''. O principal problema apontado pela Ovum é o facto de as margens de lucro das transacções e do marketing on-line são muito reduzidas, e não se espera que venham a aumentar nos próximos tempos. Por outro lado, a própria publicidade on-line só funciona em portais com uma base de clientes e uma marca ''bem fortes'', situação que não passa pela maioria das dot.com. Assim, e de acordo com a Ovum, a solução passa por um modelo de negócio que cobre uma taxa pelos conteúdos acedidos. ''O modelo de negócio baseado no pagamento dos conteúdos é simples e transparente - os fornecedores de conteúdos sabem o que querem e quanto é que vão ganhar com esses conteúdos'', referiu Eden Zoller, analista sénior da Ovum, em comunicado. ''Os utilizadores pagarão por conteúdos de elevada qualidade, personalizados e disponibilizados num formato adequado à suas necessidades'', acrescentou Zoller.

Voltar à página anterior

Página principal