|
Os problemas de ligação entre a Telepac e os outros fornecedores de acesso Portugueses parecem resolvidos.
Durante as próximas semanas serão estabelecidas ligações da Telepac para os vários fornecedores de acesso à Internet em Portugal, mas cada um deles vai ter que pagar uma quantia mensal para ligarem a sua rede à Telepac via linha dedicada. Isto significa que o PIX, o ponto de troca de tráfego originalmente criado para este tipo de inter-ligações, não será utilizado para ligar a Telepac aos operadores privados, e significa também que a resolução para um problema que se tem vindo agravar acaba por ser paga pelos outros operadores enquanto a Telepac recebe o dinheiro sem pagar nada em troca.
A Apritel, associação de operadores privados de Internet, reagiu a este acordo dizendo "O acordo de interligação, cujas condições não foram divulgadas na sua totalidade, contém aspectos classificados como 'leoninos' e 'injustos' pela APRITEL (...) este acordo está longe de ser justo mas os operadores privados não queriam ser acusados de estar a adiar a resolução de um problema grave para os utilizadores da Internet em Portugal. Assim, tomaram a decisão de aceitar integralmente as exigências feitas pela Telepac, assumindo provisoriamente este acordo para que todos os utilizadores da Internet em Portugal não fossem mais prejudicados pela atitude daquele operador".
Durante as próximas semanas os utilizadores da Internet em Portugal irão notar uma melhoria generalizada de acesso a web sites em Portugal, à medida que as linhas dedicadas de cada operador para a Telepac forem instaladas.
A maioria dos operadores privados de Internet já trocam tráfego entre si, gratuitamente, através do PIX.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|