Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3730.html
UE aumenta pressão sobre a Microsoft
O Comissário europeu Mario Monti anunciou que poderá vir juntar os dois inquéritos a decorrer sobre as potenciais infracções da Microsoft.
Em declarações à imprensa, o comissário Mario Monti, que preside à Direcção-Geral da Concorrência da Comisão Europeia, mostrou vontade em apressar ambos os processos.
A Microsoft tem actualmente um processo relativo à queixa apresentada pela Sun Microsystems , que acusava a Microsoft de estar a estender a sua posição dominante no que diz respeito aos sistemas operativos para servidores Web. A acusação refere que a Microsoft negociou discriminadamente o licenciamento do seu sistema operativo (beneficiando os seus parceiros estratégicos) e recusou o fornecimento de informação essencial sobre o mesmo, não permitindo, aos seus concorrentes, desenvolver servidores compatíveis com o Windows.
Outro processo contra a Microsoft, ainda em investigação, é o alegado abuso de posição dominante mas, neste caso, envolvendo o Windows 2000.
Monti está actualmente a finalizar a análise da argumentação da Microsoft entregue em Novembro de 2000, que ascendeu a quase 9000 páginas. O comissário terá que tomar uma decisão até Maio.
De acordo com as leis comunitárias, se a acusação for provada, a Comissão poderá aplicar uma multa que pode ascender até 10 por cento das vendas globais anuais da Microsoft.
Neste momento o receio da CE é que a posição dominante conseguida pela Microsoft nos mercados de software para PC e servidores se possa estender ao mercado dos telemóveis, PDAs e também das set-top boxes para a TV interactiva.
Voltar à página anterior
Página principal