Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3673.html
Primeiro quasar de tipo 2 visualizado
Astrónomos americanos conseguiram visualizar o primeiro quasar do tipo 2, um objecto de cuja existência se suspeitava há duas décadas, que foi visualizado com o auxílio do Observatório Orbital Chandra de Raios-X entre vários objectos localizados no hemisfério sul da constelação de Fornax .
Como os quasares convencionais, um quasar do tipo 2 é uma grande fonte de radiações, entre elas os raios-X, e os cientistas pensam que a energia destes objectos é fornecida por buracos negros localizados no centro dos quasares.
No entanto a grande diferença de um quasar do tipo 2 em relação ao convencional, é a existência de uma nuvem de gás e poeira à sua volta que absorvem a luz mas que tem pouco efeito nos raios-X, o que auxilia na sua detecção.
Na opinião de Colin Norman, professor de física da Universidade Johns Hopkins , ''pensamos que este tipo de quasar representa os primórdios evolutivos dos quasares, e à medida que avançam em idade, as fortes radiações dispersam as nuvens de gás e poeira, e precisamos compará-los ainda mais com os quasares convencionais''.
Voltar à página anterior
Página principal