Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3651.html
Hackers russos e ucranianos em alta
O FBI adiantou ontem que grupos de hackers a operar a partir da Rússia e Ucrânia já atacaram cerca de 40 empresas norte-americanas, roubando mais de um milhão de números de cartões de crédito.
De acordo como FBI , os alvos dos ataques têm sido empresas de comércio electrónico e serviços de homebanking, localizados em cerca de 20 estados norte-americanos.
O FBI aconselhou as empresas a tomarem medidas de combate a este tipo de pirataria, procurando proteger os seus sistemas informáticos das vulnerabilidades exploradas pelos hackers. Os hackers estão a explorar vulnerabilidades do Microsoft Windows NT, conhecidas desde 1998, e que já foram alvo de correcções, tendo sido desenvolvidos sistemas de protecção que podem ser copiados pelos utilizadores gratuitamente.
Os hackers da Europa de Leste começam por roubar informações bancárias confidenciais dos clientes e, não contentes com o seu feito, oferecem-se para resolver os ''buracos'' por onde penetraram nos sistemas informáticos das empresas. Chegam mesmo a fazer chantagem nos casos em que as empresas não aceitam a ''oferta'' dos seus serviços, ameaçando colocar os números dos cartões de crédito na Internet ou vendê-los a grupo de crime organizado.
Voltar à página anterior
Página principal