Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3633.html
Japão investe forte na Internet
O governo nipónico tem um plano de investimento que pretende ligar todos os lares japoneses à Internet com ligações de grande velocidade em cinco anos.
O programa denominado ''e-Japan'' pretende colocar o Japão como a nação mais avançada nas novas tecnologias da Informação. Paralelamente ao objectivo de fornecer a todos os lares a ligações rápidas à Internet, o programa vai também estimular a competição no mercado das telecomunicações.
A Nippon Telegraph and Telephone (NTT), que domina o mercado de telecomunicações japonês, é considerado o maior impedimento para a disseminação do uso da Internet pelos japoneses ao deter uma quota de mercado de 99 por cento das linhas telefónicas. Sendo assim o governo japonês quer tomar medidas legais contra este monopólio e estimular a entrada de mais empresas privadas.
Embora um terço dos japoneses usem a Internet regularmente, o custo da chamadas locais no Japão é algo elevada (cerca de 15 escudos por três minutos).
O programa ''E-Japan'' possui já um orçamento para o próximo ano de 16 mil milhões de dólares, que inclui incentivos fiscais para a instalação de cabos de fibra óptica, e convites a mais de 30 mil peritos informáticos do estrangeiro para trabalharem no Japão.
Voltar à página anterior
Página principal