Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3630.html
Kodak processa fabricantes de câmaras
A Kodak está a processar três fabricantes de máquinas de fotografar digitais, afirmando que os seus concorrentes estão a utilizar indevidamente tecnologias patenteadas pela empresa.
A queixa que deu entrada no tribunal de Rochester , perto de Nova Iorque, alega que a Sanyo , a Agfa-Gevaert e a Seiko Epson estão a usar tecnologias desenvolvidas pelos laboratórios da Kodak para máquinas fotográficas digitais e devidamente patenteadas, incluindo o filtro do efeito ''olhos vermelhos'' nas fotografias.
A Kodak pretende uma providência cautelar para que as suas patentes não sejam utilizadas indevidamente pela concorrência e pede indemnizações pelos danos causados.
Actualmente a Kodak quer rentabilizar o seu portfolio, que envolve mais de mil patentes no campo da fotografia digital, licenciando as suas patentes a outros fabricantes de câmaras digitais.
Já em Fevereiro, no sentido de aumentar o seu potencial de mercado de câmaras digitais, a Kodak anunciou um acordo com a Olympus Optical para a utilização conjunta das patentes detidas pelas duas empresas (mais de duas mil).
Voltar à página anterior
Página principal