Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3591.html
Disquetes de 32 MB
As disquetes poderão voltar a ser o método ideal de armazenamento de dados com uma nova tecnologia da Panasonic que permite gravar em floppy disks 2HD ''tradicionais'' cerca de 32 MB de dados.
A Matsushita Kotobuki Electronics Industries , do grupo Panasonic , anunciou que vai começar a vender este mês um novo drive de disquetes que aumenta mais de vinte vezes a capacidade de armazenamento das disquetes 2HD standard.
Para ser exacto, numa disquete vulgar de 1,44 MB podem ser gravados 32 MB, ou seja, 22,2 vezes a sua capacidade. O drive FD32MB usa o sistema de faixa de gravação de bit (zone bit recording) utilizado para comprimir dados em discos duros e discos ópticos, que usam sistemas eficientes de armazenamento de dados.
O FD32MB vai estar já a venda no Japão a 23 de Fevereiro de acordo com o PCWorld.com e deverá custar aproximadamente 19 contos.
Segundo Yoko Fukusak da Matsushita ''com o novo sistema FD32MB as pessoas podem encontrar uso para as velhas disquetes que julgavam obsoletas''.
O drive é externo, não necessitando de alimententação, usando uma porta USB, e suporta ainda o formato Superdisk nas versões 120MB e 240MB.
Voltar à página anterior
Página principal