Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3582.html
Maior produção de ecrãs de plasma
A Fujitsu Hitachi Plasma Display, joint-venture formada pelas duas empresas japonesas, completou a construção da sua segunda fábrica para a produção de ecrãs de plasma destinados a utilização nas televisões de alta definição HDTV.
Inicialmente a produção irá concentrar-se nos ecrãs de 32 polegadas que utilizam a tecnologia ALIS (Alternate LIghting of Surfaces) anunciada pela Fujitsu em 1998. Até o momento, o tamanho standard deste tipo de ecrãs rondava as 42 polegadas, e segundo o presidente desta joint-venture, Toru Katsurada, ''os ecrãs de 32 polegadas com a tecnologia ALIS que colocaremos no mercado tornarão difícil a competição por parte de nosso rivais''.
Em termos gerias, a tecnologia ALIS utiliza o mesmo sistema de eléctrodos utilizado nas resoluções VGA para a disponibilização de imagens em alta resolução.
Nos ecrãs de plasma convencionais é utilizado um par de eléctrodos para controlar a emissão de uma linha da imagem, mas com a tecnologia ALIS, a utilização de um terceiro eléctrodo com os dois iniciais permite o controlo sobre a emissão de duas linhas de imagem.
Um dos grandes factores positivos para a utilização desta tecnologia e a utilização das actuais técnicas de produção de ecrãs de plasma já existentes, o que baixa o custo da produção influenciando directamente no preço do produto para o utilizador final.
Voltar à página anterior
Página principal