Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3572.html
Tribunal libera ''one click'' Amazon
O Tribunal Federal de Apelos norte-americano decidiu anular a providência cautelar concedida em Dezembro de 1999 pela Amazon contra a utilização do sistema patenteado de compras ''expresso'' pela livraria online da Barners and Noble .
A questão arrasta-se em tribunal desde Outubro de 1999, altura em que a Amazon processou a Barnes and Noble por estar a usar a sua tecnologia patenteada que facilita as compras on-line a clientes habituais, evitando que tenham que introduzir o seus dados quando fazem uma encomenda.
Com o sistema "one click" é literalmente possível efectuar uma compra com apenas um clique no rato, tornando-se muito vantajoso quer para os compradores quer para a empresa de comércio electrónico que o utiliza.
A Barnes and Noble estava a introduzir um sistema semelhante, denominado Express Lane, mas foi impedida através de uma providência cautelar aceite no tribunal distrital, tendo apresentado recurso desta decisão.
A decisão é apenas uma primeira batalha legal ganha pela Barnes and Noble, uma vez que a decisão final só se espera para Setembro deste ano. Até lá, a Barnes and Noble poderá voltar a usar o seu sistema de compras ''expresso''.
Voltar à página anterior
Página principal