Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3569.html


Desenvolvido plástico ''inteligente''

Cientistas norte-americanos desenvolveram um plástico capaz de se regenerar e que poderá vir a ser usado para fabricar órgãos artificiais.

Este tipo de plástico ''inteligente'' contém micro-cápsulas de um agente ''curativo'' que actua sobre fissuras ou mesmo quando se parte, através de uma rede capilar. Quando ocorre um dano no material, as micro-cápsulas largam o líquido reconstrutivo através de uma rede microscópica, conseguindo assim reconstruir pelo menos parte da estrutura. Em testes, este plástico readquiriu 75 por cento da sua força inicial.

À imagem da pele humana, este plástico reconstitui-se, oferecendo um grande potencial em aplicações de implantes cirúrgicos e poderá também ter aplicações em engenharia espacial como material de revestimento para satélites, uma vez que estes não se podem reparar em órbita.

Este plástico, desenvolvido por uma equipa da Universidade de Illinois , poderá revolucionar a indústria de plásticos. Scoot White um dos responsáveis pelo desenvolvimento deste novo tipo de plásticos declarou à revista Nature , que a sua equipa está agora a tentar modificar o plástico de forma a que este possa ser utilizado comercialmente.


Voltar à página anterior

Página principal