Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3516.html


Super transatlântico em 2003

A empresa americana Fastship Atlantic vai construir um transatlântico capaz de atravessar o oceano Atlântico em três dias com um carga de 10 mil toneladas. Estes navios gigantescos com mais de 250 metros serão capazes de atingir velocidades na ordem dos 80 km/h.

Cada um destes navios, que deverão aparecer a partir de 2003, serão equipados com 5 motores Trent da Rolls-Royce , os motores mais potentes de turbinas a gás, que serão capazes de debitar cerca de 335 mil cavalos de potência. Além dos motores os FastShip têm o casco desenhado especialmente para adquirir uma estabilidade maior mesmo em mar revolto, perdendo apenas 2 por cento de velocidade em condições adversas.

Um navio típico de carga demora cerca de 21 dias a atravessar o Atlântico e a aposta da Fastship Atlantic é conseguir a fabricação de barcos que consigam sulcar o Atlântico em apenas três dias, que apesar de serem muito mais dispendiosos poderão ser competitivos para determinadas cargas entre o novo e velho continente. A companhia afirma que iniciará a construção de quatro destes navios já no segundo semestre de 2002 que deverão entrar em serviço em 2003.


Voltar à página anterior

Página principal