Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3510.html


Programas à procura de boatos

Uma empresa helvética desenvolveu um conjunto de programas com o intuito de descobrir as fontes de boatos na Internet, denominado RumorBot.

A Agence Virtuelle baseada em Geneve desenvolveu o RumorBot, que usa 44 agentes de software para buscar indícios e pistas em todos os serviços da Internet, analisando a data e localização de qualquer informação colocada na rede. Baseado nesse sistema é capaz de seguir o caminho que uma dada informação se propagou na Internet.

Este tipo de ''robot'' poderá em breve estar a patrulhar e espiar a Internet e a tentar seguir o rumo de determinadas informações. Este sistema pode ser utilizado para determinar por exemplo quem lançou um boato na rede ou como foi seguida uma determinada história mesmo em chat rooms . O RumourBot pode servir ajudar agentes da lei a determinar quem foi que colocou a circular na rede material ilegal ou pornográfico, ou mesmo ajudar determinar quem emitiu falsas informações de imprensa em nome de certas empresas.

Com a Internet a ter um crescimentos estimado de 8 milhões de páginas por dia torna-se difícil conseguir determinar o fluxo de informação na Web, mas segundo a Agence Virtuelle isso será possível.


Voltar à página anterior

Página principal