Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3439.html
Cientistas param feixe de luz
Depois de algumas experiências que conseguiram reduzir a velocidade da luz quando esta atravessa determinados materiais, cientistas conseguiram desta vez parar totalmente um feixe de luz fazendo-o passar por uma câmara de gás especialmente concebida para o efeito.
No interior desta câmara, os cientistas utilizaram átomos de sódio que foram mantidos no seu interior através de campos magnéticos. Este gás foi então resfriado a uma temperatura muito próxima do zero absoluto, -273 ºC, conseguindo um efeito de refracção similar ao que acontece quando a luz penetra num meio como a água ou vidro, onde a sua velocidade decresce ligeiramente. No entanto, nesta câmara, este efeito torna-se muito mais forte.
Esta experiência foi realizada por dois grupos distintos de cientistas, sendo um deles liderado pela Drª Lene Hau da Universidade de Harvard que, há dois anos, conseguiu reduzir a velocidade de um feixe de luz para 60 km/h fazendo-o passar por uma câmara de gás num processo similar ao utilizado actualmente.
Para muitos entusiastas, este acontecimento científico pode abrir mais portas para a fabricação de computadores mais rápidos, para além de sistemas de comunicação muito mais eficientes.
Voltar à página anterior
Página principal