Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3427.html


Tecnologia DivX torna-se open-source

DivX é o nome de uma tecnologia de vídeo desenvolvida por hackers a partir de um codec da Microsoft, e permite a muitos utilizadores da Internet criarem ficheiros de filmes com alta qualidade ocupando pouco espaço em disco, podendo mesmo colocar um filme em DVD num único CD-ROM.

Agora, os hackers responsáveis pelo desenvolvimento do DivX, estão a desenvolver uma versão melhorada do codec denominada DivX Deux cujo código será colocado disponível em open-source pelos próprios hackers, tornando-o acessível a outras pessoas fomentando um melhor desenvolvimento do mesmo.

Na opinião de Joe Bezdek, director de produção da empresa Project Mayo , fundada pelas pessoas que criaram o DivX, ''nós atingimos um ponto em que não é problemático a disponibilização do código em open-source. E o objectivo do Open DivX é torná-lo mais versátil, com o desenvolvimento do mesmo para várias plataformas e aparelhos''.

Mais informações sobre o Open DivX , podem ser obtidas a partir da página oficial da Project Mayo, onde também encontra-se o código disponível para download .


Voltar à página anterior

Página principal