Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3395.html


O lado negro do Cosmos

Segundo alguns astrónomos, o Universo poderá ter um ladro negro formado pelo que eles chamam de ''galáxias negras'' que não contém estrelas, partindo do princípio que estas galáxias são compostas pela '' matéria negra '', substância invisível que na opinião de alguns cientistas está presente em 90% do cosmos.

Mais recentemente cientistas da Universidade de Cambridge parecem ter descoberto que o número de galáxias negras ultrapassa em muito o número das galáxias normais (ditas visíveis), numa proporção de até 100 para um.

Vários cientistas chegaram a conclusão da existência da matéria negra à partir da observação de determinadas galáxias com poucas estrelas. Nessas galáxias as estrelas são em número tão reduzido que sem a influência gravitacional de uma matéria não visível (como a matéria negra), não haveria outra justificativa para que estas estrelas permanecessem nas suas órbitas, pois só a sua força gravitacional não seria suficiente para tal.

Existe também grande probabilidade que numa normal galáxia, que pode ser vista todos os dias pelos astrónomos e amadores, contém grande quantidade de matéria negra podendo sua massa ser superior em dez vezes a massa de todas as estrelas que pertencem a galáxia.


Voltar à página anterior

Página principal