Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3392.html


Domino, processador para multimédia

Domino é o nome dado a arquitectura utilizada no processador de mesmo nome fabricado pela empresa americana C-Cube , dedicado à descodificação e reprodução de vários formatos de áudio, vídeo e comunicações de dados.

A empresa espera que este processador venha a ser utilizado por diferentes fabricantes na produção de gravadores de DVDs, set-top boxes e gravadores digitais de vídeo, para além de servidores e gateways residenciais.

O Domino consegue suportar nove ou mais protocolos de vídeo, áudio e rede e, na opinião do vice-presidente da C-Cube, Patrick Henry, ''este processador é a aplicação da Lei de Moore a este mercado específico. Nós colocamos as funções desempenhadas por seis ou sete chips diferentes e as colocamos num único processador''.

Esta arquitectura constitui a quinta geração de processadores da C-Cube, com melhoras ao nível da performance pela integração de várias funções associado aos baixos custos de produção.

Segundo alguns analistas, o mercado para este tipo de processadores está a florescer depois de alguns anos de fracasso no lançamento de outros processadores. Segundo Peter Glaskowsky, analista da Micro Design Resources , ''existem clientes para este tipo de processadores, mas a C-Cube irá enfrentar, nos próximos 12 meses, competição por parte da Philips Semiconductor e da Equator ''.


Voltar à página anterior

Página principal