Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3373.html


Aliança AMD/Transmeta para servidores

O processador Sledgehammer, um dos projectos mais ambiciosos da AMD para o mercado dos servidores de 64-bits vai ser desenvolvido com o auxilio de tecnologia do fabricante Transmeta .

Graças a um acordoentre as duas empresas, a AMD está já a utilizar simulações de desempenho na arquitectura do seu futuro processador que foram usadas no desenvolvimento do processador Crusoe da Transmeta.

Em troca a Transmeta obterá licenças que lhe permitem ter acesso a partes da arquitectura do Sledgehammer.

A tecnologia da Transmeta, nomeadamente o software de simulação do processador, vai permitir à AMD adiantar o desenvolvimento do Sledgehammer que poderá surgir comercialmente no primeiro semestre de 2002.

O ''pacto'' envolve o software de ''code-morphing'' da Transmeta que traduz instruções de comandos para processadores da Intel e AMD em Very Long Instruction Word (VLIW) capaz de ser entendido pelo Crusoe e por ele processado e devolvido nesse formato.

O processador Sledgehammer será capaz de ''blocos'' de dados de 64-bits em vez dos actuais 32 bits como no processador Athlon. O Sledgehammer vai permitir aumentar significativamente a gestão da memória relativamente aos computadores actuais e será o grande rival do futuro processador Itanium da Intel.

A AMD entretanto tem já em projecto o processador com o nome de código ClawHammer que vai utilizar as inovações adquiridas no Sledgehammer, mas para o mercado de computadores pessoais.


Voltar à página anterior

Página principal