Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3361.html
Big Bang cada vez mais aceite
A famosa teoria do Big Bang , que supõe a formação do universo a partir de uma explosão que fez expandir a matéria em todas as direcções, já foi contestada por muitos por falta de provas plausíveis. No entanto um grupo de cientistas parece ter descoberto evidências relacionadas com a ''temperatura do universo''.
Segundo a teoria, o universo, no início da sua origem, apresentava um tamanho reduzido e uma temperatura elevada. Com a expansão do universo, a sua temperatura então diminuiu, possuindo actualmente valores menores que os iniciais.
Entretanto, cientistas da Alemanha, França e Índia, analisaram a luz de um quasar que foi absorvida por uma nebulosa há biliões de anos atrás, quando o universo apresentava apenas um sexto da sua actual idade. Os resultados desta análise mostraram que a temperatura do universo no passado era realmente superior à actual marca de -273.33 ºC.
Segundo a estimativa dos cientistas, há dois biliões de anos a temperatura rondava os -263.89 ºC, o que acaba por ao encontro da teoria do Big Bang no que diz respeito ao arrefecimento da temperatura do universo.
Na opinião de John Bahcall , do Instituto de Estudos Avançados de Princeton , ''esta descoberta é muito importante para fundamentar a teoria do Big Bang, fundamentando-a ainda mais. Sem dúvida que a teoria sobreviveu a um importante teste''.
Voltar à página anterior
Página principal