Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3350.html


Polémica com livros usados na Amazon

A gigante on-line de venda de livros, Amazon.com , está a ser alvo de críticas graças ao serviço de venda de livros usados lançado em Novembro último. Neste serviço, as pessoas podem colocar à venda no site da Amazon os seus livros usados pelo preço que desejam vender.

Quando uma pessoa faz a busca por um determinado livro, aparece não só um link para a compra de uma cópia nova, mas também aparece uma caixa informando quantas cópias usadas estão disponíveis para venda assim como o preço mais baixo entre as cópias existentes.

No início deste mês a Association of American Publishers e o Authors Guild nos Estados Unidos publicou uma carta direccionada ao chefe executivo da Amazon, Jeff Bezos, para que este colocasse uma prioridade de venda para os livros novos.

Segundo a carta, ''se este novo serviço da Amazon tiver grande sucesso entre os seus clientes, de certeza que irá acarretar um considerável prejuízo na venda de novos livros prejudicando o trabalho não só dos autores das obras mas também das editoras''.

Pelo seu lado, a Amazon acha que o serviço só vem ajudar a venda de novos títulos, uma vez que os compradores podem ler trabalhos de novos escritores por preços mais acessíveis fomentando o interesse em adquirir novos livros. Segundo o porta-voz da Amazon, Bill Curry, ''a razão pela qual temos este serviço é porque é útil para o consumidor, e sendo útil ao consumidor também é útil, a longo prazo, para os autores e editores''.


Voltar à página anterior

Página principal