Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3323.html


Estudo oficial sobre Carnívoro

Um estudo independente sobre o polémico sistema ''Carnívoro'' do FBI , que permite interceptar e monitorizar e-mails enviados e recebidos nos Estados Unidos assim como a navegação em páginas na Web, já está pronto e o Departamento de Justiça vai enviar recomendações ao Congresso americano acerca da utilização daquele sistema de escuta na Internet.

O estudo, encomendado pelo Departamento de Justiça Americano ao IIT Research Institute de Chicago , está disponível para download e revela dados técnicos do carnívoro (versão pdf).

O sistema ''Carnívoro'' do FBI continua no centro de uma enorme polémica. Depois do Congresso norte-americano ter pedido informações detalhadas sobre o sistema o FBI recusou-se a atender o pedido, afirmando que a informação pedida é confidencial.

O sistema Carnívoro, é um comum computador ligado às redes dos ISPs que está a ser utilizado pelo FBI para investigar informações contidas em e-mails de potenciais criminosos sob investigação, sendo capaz de pesquisar grande quantidade de informação num curto espaço de tempo, utilizando um software específico desenvolvido nos laboratórios do FBI em Quantico.

O computador tem causado grande polémica quanto aos direitos de privacidade dos utilizadores, tendo chegado até ao Senado daquele país, colocando questões sobre os direitos dos cidadãos salvaguardados pela Quarta Emenda.

Segundo alguns activistas, e apesar do sistema ser semelhante ao princípio das escutas telefónicas, o ''Carnívoro'' pode ser facilmente configurado para capturar indiscriminadamente todo o tráfego na Internet e não apenas os suspeitos alvo de investigações.


Voltar à página anterior

Página principal