Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3316.html


Lua de Júpiter pode ter água

Algumas leituras magnéticas da superfície da lua Ganymede de Júpiter feita pela sonda espacial Galileo parecem indicar a existência de um grande volume de água sob a superfície congelada da lua. Apesar da existência de água não querer significar a existência de vida, esta descoberta criou alguma expectativa entre os cientistas.

A cientista Margaret Kivelson da Universidade da Califórnia afirmou que ''as leituras feitas pela Galileo no último mês de Maio são muito sugestivas quanto à existência de uma massa de água salgada. Mas os cientistas não podem dar as certezas da sua existência''.

Kivelson continua dizendo que ''os dados revelam que existe algo com maiores capacidades de condução ecléctica do que o gelo, e uma camada de água em estado líquido com alguns quilómetros de profundidade localizada 200 km abaixo da superfície congelada da lua corresponderia perfeitamente aos dados recolhidos se a sua salinidade correspondesse à dos oceanos na Terra''.

Outros cientistas também descobriram alguns minerais contendo sal na superfície de Ganymede, o que indica a possibilidade da existência, em alguma época, de água salgada na superfície desta lua de Júpiter. Estes minerais são similares aos descobertos numa outra lua de Júpiter, a Europa.


Voltar à página anterior

Página principal