Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3307.html


Comissão Europeia propõe sufixo '.eu'

A Comissão Europeia propôs a criação do sufixo ''.eu'', que deverá ser usado essencialmente por empresas. Agora falta a ratificação dos 15 Estados-membros e do Parlamento Europeu e ainda o registo junto da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Para Erkki Liikanen , comissário europeu responsável pelas empresas e sociedade de informação, ''o domínio de topo '.eu' dará às empresas europeias a opção adicional de se identificarem como sociedades europeia na Internet'', para além de fomentar o crescimento do e-commerce no Velho Continente. As extensões nacionais, como ''.pt'' para Portugal ou ''.es'' para Espanha, continuarão a existir mas a Comissão Europeia planeia ainda a introdução de novos sub-domínios, como ''.press.eu'' ou ''.ngo.eu''.

Esta proposta deverá agora ser aprovada pelos 15 Estados-membros da União Europeia e pelo Parlamento Europeu, seguindo depois para a ICANN , entidade que gere os domínios de topo da Internet, e com a qual a Comissão já teve os primeiros contactos.


Voltar à página anterior

Página principal