Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3301.html


Via com tecnologia 0,13 mícron

A empresa tailandesa Via Technologies anunciou que passará a fabricar os seus processadores Cyrix utilizando a tecnologia de 0,13 mícron, denominada pela empresa de CL013LV, que possibilitará não só processadores com maior velocidades de processamento como também a redução de consumo energético.

É de relembrar que a Via Technologies comprou a Cyrix, subsidiária da National Semiconductors e concorrente da Intel, em meados de 1999.

A nova geração de processadores Cyrix, que utilizarão esta tecnologia, começarão a ser fabricados no próximo ano utilizando o processo de fabrico da empresa Taiwan Semiconductor Manufacturing Co , parceira da Via Technologies. Segundo a Taiwan Semiconductor, o processo CL013LV consegue reduções de tamanho na ordem dos 72 por cento em relação ao processo de 0,18 mícron.

A nova geração de processadores denominada C5C terá frequências que começarão nos 733 MHz, indo até os 867 MHz. Apesar das velocidades não serem tão grandes comparadas com outros processadores, a Via tem nos Cyrix um processador de baixo custo, destinado à linha de produtos mais económica.


Voltar à página anterior

Página principal