Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3286.html


Intel com o transístor mais pequeno

O maior fabricante mundial de chips, a Intel , anunciou ter criado o transístor mais pequeno e mais rápido do mundo, do tipo CMOS , que vai permitir construir na próxima década processadores dez vezes mais poderosos.

Tecnicamente qualquer processador contém transístores que actuam como interruptores, controlando fluxo de dados. Quanto menor for um transístor mais rápido será um processador. Actualmente o processador mais rápido da Intel, o Pentium 4, alberga 42 milhões de transístores. Com este novo tipo de transístor os processadores poderão conter mais de 400 milhões de transístores num espaço idêntico, sendo capazes de correr à velocidade de 10 gigahertz (10 mil milhões de ciclos por segundo) e consumindo menos de um volt.

Considerado pela própria Intel um marco histórico, estes transístores têm 0,03 mícrones de espessura. Segundo a Intel se empilhassem 100.000 destes transístores obter-se-ia a mesma espessura de uma folha de papel.

De certa forma a Intel como que garante a continuidade à famigerada Lei de Moore , uma observação de 1965, de um co-fundador da Intel, chamado Gordon Moore. Segundo esta observação, o número de transístores por polegada quadrada num circuito integrado duplica a cada ano que passa. Embora tenha abrandado a velocidade nas últimas décadas, o postulado foi revisto. A Lei de Moore revista indica que o número de transístores por polegada quadrada duplica cada 18 meses.


Voltar à página anterior

Página principal