Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3268.html


Descoberto novo planeta menor

Astrónomos descobriram um novo membro do Sistema Solar em órbita do Sol para além de Neptuno. O objecto astral, descoberto no passado dia 28 de Novembro por cientistas do projecto Spacewatch , da Universidade de Arizona, foi denominado 2000 WR106.

O 2000 WR106 foi descoberto após três dias de observação tendo sido comunicada a sua existência ao Centro de Planetas Menores da União Astronómica Internacional .

Segundo os dados disponíveis, o novo objecto situa-se a uma distância de cerca de 6.5 milhões de quilómetros, 43 vezes a distância que separa a Terra do Sol. Este valor coloca-o na classe dos '' Objectos Trans-Neptunianos ''.

O 2000 WR106 deverá ter entre 650 e 1300 quilómetros de diâmetro e é, a seguir a Plutão, o objecto mais cintilante deste tipo situado nesta região do Sistema Solar.

Agora irão seguir-se mais observações do 2000 WR106, para que se possa determinar mais algumas características, nomeadamente que tipos de materiais o compõem.

O projecto Spacewatch tem como objectivo monitorizar o céu em busca de novos objectos no Sistema Solar. Iniciou-se em 1980 no Laboratório Planetário e Lunar da Universidade de Arizona, sob a batuta de Tom Gehrels e Robert McMillan.


Voltar à página anterior

Página principal