Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3220.html
Austrália com falhas de net
O tráfego internacional via Internet entre a Austrália e a Europa e Ásia foi seriamente comprometido depois de um cabo submarino ter sido danificado.
De acordo com a Telstra , o principal operador de telecomunicações australiano, quase dois terços dos utilizadores australianos da Internet ficaram sem ligação à Internet ou sentiram sérios problemas a entrar na rede desde segunda-feira.
O jornal Sydney Morning Herald noticiou que o cabo em questão poderá demorar vários dias, ou mesmo semanas, a reparar, constituindo um sério revés para empresas dependentes do comércio electrónico internacional.
Até agora não foram determinadas as causas dos danos no cabo submarino situado a 100 quilómetros de Singapura mas existe a suspeita de um terramoto no fundo do oceano.
O cabo em questão é considerado um dos mais rápidos e longos cabos de fibra óptica do mundo, com mais de 39 mil quilómetros conseguindo transferências de dados de 20 gigabits.
Como se não bastasse, hoje um incêndio numa central eléctrica nos subúrbios de Sydney cortou a energia aos servidores da Telstra que estão concentrados na zona afectada. O servidores estão a ser mantidos por 5 geradores a diesel. Caso haja algum problema com estes geradores de emergência 650.000 clientes da Telstra poderão ficar sem Internet. Dir-se-ia que um azar nunca vem só...
Voltar à página anterior
Página principal