Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3173.html
Marte com actividades vulcânicas
Depois da análise feita a algumas fotos tiradas pela Mars Global Surveyor - sonda que se encontra em órbita de Marte - os cientistas conseguiram identificar algumas ravinas na superfície do cone de dois dos maiores vulcões de Marte que foram formadas há 20 milhões de anos, um período considerado ''curto'' pelos cientistas e que pode sugerir que Marte ainda possui actividade vulcânica.
Em questões geológicas os cientistas consideram 20 milhões de anos um ''curto'' período de tempo, pelo que Marte ainda pode ter manifestações vulcânicas, ao contrário da teoria que o planeta estaria inactivo.
Estas conclusões foram tiradas pelo Dr William Hartman do Instituto de Ciência Planetária de Tucson juntamente com o Dr. Alfred McEwen da Universidade do Arizona . Ambos os cientistas utilizaram as imagens para estimar a idade das ravinas de lava nos flancos do vulcão Elysium Mons, um dos maiores observados, com cerca de 13 km de altura.
Segundo o Dr. William Hartman, ''Marte parece ter ainda alguma actividade vulcânica esporádica localizada''. Segundo os geólogos, estas evidências são suficientes para não excluir a hipótese de Marte gerar vida mais uma vez, presumindo que as anteriores evidências de formas de vida em Marte sejam confirmadas.
Voltar à página anterior
Página principal