Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3141.html


Amazon chega ao Japão

A Amazon inaugurou ontem mais uma loja on-line, desta vez no Japão. Trata-se do ''estender do tapete'' até ao gigantesco mercado nipónico. Na fase de arranque, a nova loja irá oferecer 1.7 milhões de títulos, 1.1 milhões em japonês e 600 mil títulos em inglês.

No entanto é um pouco estranho ver o site da Amazon com poucos ''tabs''. O que acontece é que nesta primeira fase, a Amazon apresenta uma oferta limitada a livros, deixando para mais tarde os CDs, vídeos, artigos electrónicos e os curiosos utensílios de jardinagem disponíveis nas lojas dos outros países (EUA, Reino Unido, França e Alemanha).

Com a entrada no mercado nipónico, a empresa de Jeff Bezos irá explorar um mercado que vale cerca de 3.2 mil milhões de dólares, de acordo com estimativas recentes sobre o e-commerce japonês.

Analistas afirmam que não irá ser uma entrada de ''leão'' como aconteceu nos EUA mas os responsáveis da Amazon contrapõem com números: existem cerca de 193 mil clientes japoneses que já fazem compras regulares a partir da loja norte-americana.

Na fase de lançamento, a Amazon Japan irá oferecer 30 por cento de desconto nos livros de língua estrangeira (não japonês), para além da entrega gratuita até ao final do ano.

A sua principal concorrente será a BOL Japan. A BOL é a unidade de Internet do grupo alemão Bertelsmann , que funciona fora dos EUA como um retalhista on-line. Para além disso detém 40 por cento do capital da Barnes & Noble , a principal concorrente da Amazon a nível mundial.

Coincidência das coincidências, a Amazon Japan irá funcionar no mesmo edifício da BOL Japan.


Voltar à página anterior

Página principal