Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3097.html


Novo planeta entre Júpiter e Neptuno

O corpo celeste conhecido por 2000 EB173 foi descoberto pelos astrónomos Gustavo Bruzual de centro de astronomia CIDA na Venezuela, e por Charles Baltay da Universidade de Yale. Batizado de ''Plutino'', o objecto tem cerca de 600 km de diâmetro possuindo cerca de 25% do tamanho de Plutão, e quando for confirmada as suas dimensões o EB173 será o segundo maior objecto depois do asteróide Ceres.

No entanto a sua classificação como planeta ainda levanta algumas dúvidas. Segundo Alan Boss do Instituto Carnegie de Washington , ''tanto Ceres quanto o EB173 estão numa área de classificação entre planetas e asteróides''.

Alan Boss diz que ''para ser considerado um planeta, o objecto deve ter uma órbita independente em torno de uma estrela, possuir gravidade suficiente para moldá-lo num formato esférico, e ter uma massa em torno de 1/60 da massa da Terra; sendo que o EB173 falha neste último parâmetro''.

O EB173 é brilhante o suficiente para poder ser observado por astrónomos amadores com um telescópio com cerca de 12 polegadas por volta de Janeiro, quando a Terra se encontra a orbitar o Sol do mesmo lado do que o ''Plutino''.


Voltar à página anterior

Página principal