Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3095.html
Sport TV emite em Dolby Pro Logic
A Sport TV inaugurou as suas emissões televisivas no sistema de som Dolby Surround Pro Logic , com o jogo Sporting-Porto transmitido no passado sábado.
O sistema Dolby Surround Pro Logic, pouco utilizado nas emissões televisivas em Portugal (excepto nalgumas séries e filmes importados) mas que já está ''quase'' ultrapassado nos EUA (começou a ser comercializado no ano de 1987), é um sistema que descodifica o som em quatro canais autónomos: esquerda, centro, direita e surround (dividido em duas colunas por onde sai o mesmo som), a partir do som estéreo.
Tratando-se de um sistema analógico e destinado a sessões de ''home cinema'', parte do som Dolby Surround. A principal diferença reside no tipo de descodificação: activa no caso do Pro Logic (que acrescenta mais um canal - centro - na transmissão do som) e passiva (apenas três canais autónomos) no Dolby Surround.
O ''pai'' deste dois sistemas é o Dolby Stereo, criado no início dos anos 70 para o cinema, e que codificava o som original gravado em quatro canais áudio em apenas duas pistas (esquerda e direita), descodificando-os novamente em quatro canais no momento da transmissão do filme nas salas de cinema. Este sistema foi inaugurado em 1975, com o filme '' Tommy '' de Ken Russel.
O sistema de vanguarda actual é o Dolby Digital . Permite a reprodução de seis canais de som digital: esquerda, direita, centro, surround esquerdo, surround direito e subwoofer. Como este último canal tem uma amplitude de frequências limitada, é usual dizer-se que o sistema possui 5.1 canais.
A versão para ''home cinema'' é conhecida por Dolby Surround AC-3 . A tendência actual é que este sistema se torne padrão para o som digital, tal como aconteceu com o Dolby Surround Pro-Logic, no que diz respeito à reprodução multicanal analógica.
Na transmissão inaugural da Sport TV, uma equipa de técnicos de som instalou 20 microfones, de forma a captar o ambiente no estádio, quer em termos de público, quer do próprio jogo. Assim foi possível ter a sensação de estar no estádio junto dos outros adeptos. Este sistema será utilizado em todas as jornadas da 1ª Liga, na transmissão daquele que for considerado pela Sport TV o jogo da jornada.
Diga-se, por fim, que para poder usufruir de um sistema de som deste tipo, terá que desembolsar, em média, cerca de 50 mil escudos (preço indicativo apenas para o receptor/descodificador).
Voltar à página anterior
Página principal