Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3055.html
Sistema imunitário contra fraudes
No Reino Unido especialistas dos Correios, do Kings College London e do Anite Government Systems , estão a trabalhar no desenvolvimento de um computador para detectar e combater fraudes na Internet, cujo funcionamento é baseado no ''modus operandi'' do sistema imunitário humano.
O sistema, denominado Computational Immunology Fraud Detection (CIFD), deverá estar pronto dentro de três anos e será utilizado para combater as fraudes relacionadas com cheques e cartões de crédito, e poderá ser utilizado contra as fraudes na Internet.
Basicamente o CIFD está a ser modelado segundo o sistema imunitário de maneira a poder detectar actividades anormais da mesma maneira que as células imunitárias detectam um vírus ou uma bactéria. Do mesmo modo que as células imunitárias reconhecem as células pertencentes ao organismo, o CIFD irá ignorar as transacções rotineiras.
Richard Overill , professor de ciência computacional do Kings College London disse que '' a imunologia computacional é a tecnologia mais promissora no combate às fraudes, e testaremos este sistema na extensiva base de dados de transacções dos Correios''.
Voltar à página anterior
Página principal