Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3052.html


Intel inicia ''luta'' contra Crusoe

A Intel anunciou, esta semana, a sua entrada no mercado dos processadores de baixo consumo energético, especialmente dirigidos para computadores portáteis, através do lançamento de um novo processador Pentium III , previsto para o próximo ano.

O mesmo é dizer que a Intel irá tentar diminuir o atraso que tem relativamente à Transmeta e ao seu processador Crusoe , que já esta a equipar alguns computadores portáteis à venda no Japão.

Segundo a Intel, o novo Pentium III irá consumir cerca de 0.5 watts a correr a 300MHz, contra os 0.5 a 0.75 watts consumidos pelo Crusoe. No entanto, a tecnologia Speedstep , utilizada para baixar a velocidade de relógio e o consumo de energia do processador, não é dinâmica, pelo que parte em desvantagem relativamente à tecnologia LongRun utilizada pelo Crusoe. Este sistema de gestão de energia ajusta e optimiza a velocidade do Crusoe às necessidades de processamento, tendo em conta a energia disponível.

Para além do novo processador, construído com base na arquitectura de 0.18 micron, a Intel anunciou ainda o desenvolvimento de pesquisas no sentido de encontrar novas formas de aumentar a ''vida'' das baterias de lítio e ainda de diminuir o consumo de energia dos ecrãs que equipam os PCs portáteis.


Voltar à página anterior

Página principal