Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3035.html
Pré-selecção e chamadas fixo-móvel
Depois de meses de espera, os clientes das operadoras alternativas à Portugal Telecom (PT) podem, desde o dia 1 deste mês, subscrever o serviço de pré-selecção (efectuar chamadas sem marcar o prefixo que identificam os operadores) e efectuar chamadas fixo-móvel.
No sentido de promoverem estas duas novidades, que representam mais um ''cortar de amarras'' em relação à PT, as operadoras nascidas este ano aquando da ''liberalização'' da rede fixa em Portugal têm-se desdobrado em campanhas promocionais que inundam as rádios, televisões e jornais, para além da Internet.
Neste aspecto destacam-se a Jazztel, Novis e Toq, empresas que apostam forte em campanhas publicitárias. A Jazztel é a única operadora que anuncia uma redução nas tarifas, que pode atingir os 20%, no caso dos clientes residenciais, e 32% no caso dos clientes empresariais. Também nas chamadas fixo-móvel são anunciados ''preços mais baixos, do que os actualmente praticados pela Portugal Telecom''. No entanto, os responsáveis da Jazztel contactados pela Digito não divulgaram o tarifário visto que ''foi desenvolvido um conceito de tarifário decrescente, em função do consumo, quer para o plano Família (residenciais), quer para o plano Negócio (empresas)''.
A Novis , a operadora da rede fixa da Sonae.com, também já disponibiliza o serviço de pré-selecção. Quanto às ligações fixo-móvel, a Novis está a oferecer 60 minutos de chamadas para qualquer rede móvel a quem fizer a adesão aos seus serviços. Quanto ao tarifário não foi possível obter informações em tempo útil para a publicação desta notícia.
A operadora da rede fixa da Telecel, a Toq , mantém o tarifário actualmente em vigor mas oferece 30 minutos de chamadas da rede fixa para Portugal, Espanha e França a quem optar pelo serviço de pré-selecção. Relativamente ao preço das chamadas fixo-móvel, a Toq anuncia 70 escudos e 55 escudos (para clientes Telecel) por minuto no horário privado (19 horas às 9 horas, fins-de-semana e feriados) e 72 escudos e 56 escudos (para clientes Telecel) no horário profissional (9 horas às 19 horas).
A Maxitel , ONI e Teleweb também disponibilizam o serviço de pré-selecção. Quanto ao tarifário das chamadas fixo-móvel a Maxitel propõe 65 escudos por minuto para as redes Optimus e TMN no horário económico (22-8h/13-14h), 76 escudos para a Telecel no mesmo período (com excepção dos fins-de-semana onde o preço é de 55 escudos), 76 escudos para a TMN no horário normal (8h-13h/14-22h), 88 escudos para a Telecel e 92 escudos para a Optimus.
A ONI propõe um tarifário que tem em conta o horário normal (8h-13h/14-22h), económico (22-8h/13-14h) e os fins-de-semana. Neste último caso o tarifário é 64 escudos para a Telecel e Optimus e 56 escudos para a TMN. No horário económico os preços são 64 escudos para a Telecel, 56 escudos para a TMN e 74 escudos para a Optimus. por fim no horário normal os preços praticados são 85 escudos para a Telecel e Optimus e 75 escudos para a TMN. À data da redacção desta notícia a Teleweb ainda não disponibilizava informação sobre o seu tarifário.
As operadoras afirmam disponibilizar o serviço de pré-selecção para todo o país, o que só é possível dado que a PT antecipou um mês no calendário inicialmente previsto (15 de Novembro). Desde 1 de Outubro a pré-selecção apenas estava disponível em Lisboa e Porto.
O serviço de pré-selecção não tem quaisquer custos adicionais e, segundo o Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), uma vez definido não pressupõe o uso exclusivo do operador pré-seleccionado. Ou seja, a utilização dos restantes operadores continua a ser possível através da selecção chamada-a-chamada (marcação normal do prefixo que identifica o operador).
Voltar à página anterior
Página principal