Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3030.html


LEDs orgânicos revolucionam ecrãs

Os OLEDS ( Organic Light-Emitting Diode ) como são chamados pela Kodak , são o resultado de uma nova tecnologia que já está a ser utilizada para o fabrico de auto rádios da Pioneer , e telemóveis da Motorola e Sanyo .

Estes LEDs orgânicos prometem revolucionar o mercado, vindo a substituir progressivamente os ecrãs de cristais líquidos (LCDs) dos telemóveis, mas também dos computadores portáteis e de secretária.

A utilização dos OLEDs tem algumas vantagens em relação aos LCDs. Em primeiro lugar não precisam de iluminação adicional visto que emitem sua própria luz, reduzindo assim o consumo de energia; possuem um maior ângulo de visão (cerca de 160º), o que permite uma boa visualização do ecrã, inclusive com grande claridade.

Um típico OLED é constituído por uma série de camadas orgânicas (baseadas em carbono) sobrepostas e localizadas entre um ânodo transparente e um cátodo metálico, emitindo este conjunto a luz quando aplicada uma tensão que varia entre 2V a 10V.

Esta não é a única tecnologia existente, uma vez que a Cambridge Display Technology desenvolveu os LEPs (Light-Emmiting Polymer), um tipo de plástico que tem sua cor modificada ponto a ponto quando submetido a carga eléctrica, gerando uma imagem que pode também ser vista de vários ângulos


Voltar à página anterior

Página principal