Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3022.html
Viagens espaciais em bolha magnética
Um grupo de cientistas apoiado pela NASA acreditam que, no futuro, as naves espaciais possam vir a ser impulsionadas uma vez que estejam envolvidas numa ''bolha'' magnética.
Se uma nave espacial for envolta numa ''bolha'' magnética, a acção dos ventos solares sobre esta bolha poderá fornecer uma impulsão a nave. Como exemplo, uma bolha com 15Km de largura conseguiria fazer com que os ventos solares impulsionassem a nave com uma força de 1 a 3 Newtons, o suficiente para que a nave atinja a velocidade de 80Km/h num período de três meses.
Segundo Dennis Gallagher, físico espacial do Marshall Space Flight Center , ''se uma nave com estas características fosse lançada actualmente, facilmente ultrapassaria a Voyager''.
Esta teoria parte do principio das magnetosferas que envolvem os planetas. No caso do nosso planeta, a magnetosfera é uma extensão do campo magnético terrestre, que se expande para além da Terra num volume cerca de 1000 vezes maior que o volume do planeta. É graças a esta magnetosfera que nós estamos protegidos dos efeitos problemáticos dos ventos solares.
Dennis Gallagher, físico espacial do Marshall Space Flight Center, disse que ''os ventos solares estão constantemente a empurrar a magnetosfera terrestre, no entanto a grande massa do planeta impede o seu deslocamento pela acção desta força''.
Voltar à página anterior
Página principal