Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3018.html


Descobertos 18 planetas ''flutuantes''

Utilizando telescópios localizados nas ilhas Canárias e no Havai, astrónomos localizaram cerca de 18 objectos na constelação de Orion com características suficientes para serem classificados como planetas, que podem por em causa a teoria de formação de planetas.

Segundo esta teoria, os planetas formam-se a partir de gás e poeira que se encontram a circular uma jovem estrela, que acabam por se agrupar e condensar formando o planeta.

No entanto estes 18 planetas estão a ''flutuar'' no conjunto de estrelas conhecido como Sigma Orionis, não possuem uma estrela central que venha corroborar a teoria de formação dos planetas.

Segundo Maria Rosa Zapatero Osorio, do Instituto de Astrofísica das Canárias , ''a formação destes objectos ''flutuantes'' que possuem massa planetária é difícil de explicar com os modelos de formação planetária que possuímos actualmente''.

A equipa de Maria Osorio utilizou os espectrógrafos dos telescópios do observatório Keck no Havai para estudar a energia emitida por três desses 18 objectos. Esta análise confirmou que os objectos apresentavam temperaturas que se encontram usualmente nos planetas, correspondendo as expectativas da equipa que esperavam ser os objectos jovens planetas.


Voltar à página anterior

Página principal