Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2974.html


Novo vaivém da NASA pode nunca voar

O vaivém da NASA com o nome de VentureStar X-33 , concebido desde o início para substituir a actual geração de vaivéns poderá nunca vir a voar, devido a uma série de problemas durante o desenvolvimento do projecto, além da falta de verbas.

Era suposto que o X-33 fizesse o seu voo inaugural há 18 meses, percorrendo uma distância de 725 Km em menos de 15 minutos, no entanto vários problemas impediram o voo. O mais sério ocorreu em Novembro último, quando um dos depósitos de hidrogénio rompeu-se durante o teste dos motores.

Nesta altura a NASA já ficou sem fundos para continuar o projecto, tendo gasto cerca de mil milhões de dólares em quatro anos. Além disso, a empresa Lockheed Martin , que participa no projecto, já gastou cerca de 220 milhões de dólares no desenvolvimento do X-33.

Com os sucessivos insucessos que a NASA tem tido nos últimos anos em alguns projectos, o X-33 poderia vir a contribuir para aumentar a popularidade da agência espacial. No entanto não parece ser o que irá acontecer, tanto que a NASA tem mantido o projecto o mais que pode fora dos meios de comunicação social.


Voltar à página anterior

Página principal