Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2953.html


Enriquecimento ilícito na Internet

Jonathan Lebed é um jovem de 15 anos que vive na zona Norte de New Jersey. No entanto não teve necessidade de ir à ''Big Apple'' (Nova Yorque) para efectuar transacções bolsistas na praça de Wall Street.

No sossego do seu lar dedicou-se a transaccionar acções via Internet tendo conseguido ganhar cerca de 50 mil contos em menos de seis meses. Nesta altura ainda tinha 14 anos.

No entanto, esta situação não é notícia apenas pela tenra idade deste norte-americano mas, principalmente, porque o dinheiro foi conseguido através de 11 transacções ilegais de acções de nove empresas, segundo anunciaram as autoridades norte-americanas que supervisionam as transacções bolsistas nos EUA.

A Securities and Exchange Commission (SEC) disse que Lebed se dedicou a comprar acções com cotações muito baixas, introduzia mensagens favoráveis sobre as empresa nos fóruns de diversos sites financeiros e, após a subida da cotação das acções, vendia-as a preços bastante mais elevados. Isto tudo num período máximo de 24 horas. Estes factos ocorreram entre 23 de Agosto de 1999 e 4 de Fevereiro deste ano.

Lebed já aceitou devolver o montante ganho. Não fez quaisquer comentários a confirmar ou desmentir as investigações da SEC mas concordou em refrear o seu ''instinto especulativo''.

Esta foi a primeira vez que a SEC processou um menor devido a fraudes nas transacções bolsistas. A SEC recomendou ainda que os investidores devem confirmar todas as informações a que têm acesso, nomeadamente aquelas que são veiculadas na Net.


Voltar à página anterior

Página principal