Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2940.html


Rede óptica sem cabos

A empresa americana TeraBeam , liderada pelo ex-presidente da divisão Wireless da AT&T, Daniel R. Hesse, pretende comercializar um tipo de conexão de alta capacidade entre edifícios combinando tecnologia laser e telescópica para transmissão da informação, podendo atingir distâncias superiores a 1,6 km.

Segundo alguns especialistas em comunicações, a tecnologia da TeraBeam pode vir a revolucionar o mercado, sendo uma das suas particularidades a capacidade de enviar sinais simultaneamente para vários receptores da rede, sendo que cada um destes receptores irá descodificar a mensagem ficando só com a informação que lhe é destinada.

Segundo o especialista em telecomunicações George Gilder, ''este sistema point-to-multipoint é muito mais barato do que as redes wireless que enviam informação entre dois pontos, reduzindo em muito os custos da rede''. Este sistema da TeraBeam é destinado somente ao meio comercial, principalmente para as empresas que precisam de transmitir dados entre os seus vários edifícios.

A empresa americana Airfiber com sede em San Diego, também elaborou uma rede Wireless óptica que tem a capacidade de transmitir dados pelo ar de um edifício para o outro utilizando módulos que comunicam entre si através de um raio laser.


Voltar à página anterior

Página principal