Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2937.html


BSE: novas formas de transmissão?

Médicos britânicos suspeitam que a doença de Creutzfeldt-Jacob , a variante humana da doença das vacas loucas, é transmitida de duas formas: de mãe para filho e através de transfusão sanguínea.

As suspeitas advêm do facto de uma menina de 11 meses apresentar lesões cerebrais e convulsões semelhantes às que mataram a sua mãe, que sofria da doença. Neste momento a bébé encontra-se em exames médicos e poderá constituir-se como a primeira prova de que a variante humana da doença das vacas loucas se transmite de mãe para filho.

Entretanto, um estudo publicado pela revista britânica The Lancet revela que a doença das vacas loucas e a sua variante humana podem ser transmitidas através do sangue. O estudo foi realizado em ovelhas e os resultados foram considerados suficientemente importantes para que os investigadores do Instituto de Saúde Animal de Edimburgo os divulgassem de imediato.

''Em termos científicos, não é normal divulgarmos os resultados de um caso único, mas neste caso considerámo-los significativos'' afirmou o professor Chris Bostock, director do Instituto de Saúde Animal de Edimburgo, à BBC Online .

Devido a esta situação, o governo australiano proíbiu as dádivas de potenciais dadores de sangue que tenham vivido pelo menos seis meses no Reino Unido, entre 1980 e 1996. Esta decisão também já está em vigor nos EUA, Canadá e Nova Zelândia.

A doença de Creutzfeld-Jakob é a variante humana da conhecida doença das vacas loucas, a BSE e de outras doenças conhecidas como ''encefalopatias espongiformes''. A doença transforma o cérebro das suas vítimas numa espécie de esponja, conduzindo-as à demência e à morte.


Voltar à página anterior

Página principal