Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2935.html


Asteróides são ameaça para a Terra

Na passada semana, alguns especialistas alertaram o governo do Reino Unido que mais precauções deveriam ser tomadas contra a possibilidade de colisões de asteróides com a Terra, onde este perigo deveria ser levado mais a sério não sendo uma mera obra de ficção científica.

O grupo conhecido como NEO (Near Earth Objects), criado para avaliar o perigo de possíveis colisões de asteróides, publicou na passada semana um documento escrito pelo Dr Harry Atkinson, que já trabalhou com algumas agências espaciais, Sir Crispin Tickel, antigo embaixador do Reino Unido nas Nações Unidas, e pelo Professor David Williams do University College London .

A publicação deste documento, onde ficou patente a preocupação dos especialistas, coincide com a passagem do asteróide 2000 RD53 próximo da Terra, a uma distância equiparada a 12 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Apesar de não apresentar nenhum perigo de colisão, a passagem deste asteróide com cerca de 400 metros de comprimento pode servir para ilustrar a ideia do perigo que nos ronda.


Voltar à página anterior

Página principal