Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2914.html


Descoberto novo supercondutor

Na Alemanha um grupo de cientistas liderados por Jochen Mannhart da Universidade Augsbourg , descobriu um novo material supercondutor capaz de conduzir seis vezes mais corrente que os anteriores materiais.

Apesar da amostra ter dimensões reduzidas, os cientistas já estão a elaborar secções maiores para a eventual fabricação de cabos comercializáveis. Segundo Jochen Mannhart ''este material funciona perfeitamente, e acreditamos ser um grande passo para a fabricação de cabos comercialmente viáveis''.

Convém lembrar que devido à resistência dos usuais cabos de cobre utilizados nas redes eléctricas, cerca de 15% da electricidade é absorvida. No caso dos cabos com supercondutores esta resistência já não existe.

A grande questão que se coloca na utilização de cabos supercondutores é a limitada quantidade de energia eléctrica que conseguem transportar, devido às lacunas na sua composição cristalina, problema que foi resolvido pela equipa alemã devido a algumas alterações químicas que, segundo Mannhart, podem ser aplicadas em outros materiais supercondutores.


Voltar à página anterior

Página principal