Pub


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2888.html


Processador Timna da Intel a 700MHz

Depois dos atrasos sofridos pelo desenvolvimento do seu processador Timna (desenvolvido para PCs de baixo custo e portáteis), a Intel prevê lançar a primeira versão a 700MHz de velocidade de transmissão.

O Timna é o primeiro processador integrado desenvolvido pela Intel. Com tecnologia baseada no P6, é o primeiro processador da Intel que combina a unidade central de processamento, um controlador de memória e um controlador gráfico.

Com este processador, os fabricantes de PC poderão (se quiserem) vender sistemas com preços inferiores a 600 dólares (cerca de 140 mil escudos), isto no mercado norte-americano.

Não é de excluir a possibilidade de o Timna surgir em primeiro lugar em computadores portáteis, uma vez que as suas principais características (mais pequeno e menor consumo de energia) se enquadram perfeitamente no conceito de PCs portáteis.

Recentemente vieram a público algumas informações sobre problemas no desenvolvimento do Timna, que provocaram o adiamento da sua entrada no mercado.

Os problemas residiam na Memory Translator Hub (a MTH permite reconhecer e operar com memórias Rambus e SDRAM), mais precisamente nos sinais que eram enviados à MTH, que levavam o computador a bloquear em determinadas circunstâncias.


Voltar à página anterior

Página principal