Pub


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2880.html


UMTS: ICP fixa peso dos critérios

O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) divulgou ontem o peso dos critérios para a atribuição das licenças para os telemóveis da terceira geração (UMTS).

A comissão de análise das candidaturas decidiu dar uma ponderação de 50% ao critério do ''desenvolvimento da sociedade de informação''.

De acordo com um comunicado distribuído pelo ICP, o objectivo é incentivar os concorrentes a apresentarem projectos com uma forte componente social, onde se inclui o assumir do compromisso entre ''a máxima cobertura de rede e menor custo dos serviços'' e ainda promover condições especiais (condições de acesso e preços) para a camada da população com níveis de rendimentos mais baixos, pessoas com necessidades específicas e instituições de comprovada valia social (escolas, hospitais, bibliotecas, entre outras).

Ao critério da ''contribuição para as condições de concorrência efectiva'' o ICP atribuiu uma ponderação de 20%, à ''qualidade do plano técnico'' 15%, à ''qualidade do plano económico-financeiro'' 8% e por fim 7% à ''contribuição para o desenvolvimento de uma actividade económica sustentada''.

A comissão de análise das propostas terá que se pronunciar sobre os vencedores do concurso, que termina a 29 de Setembro, até ao dia 29 de Dezembro. Se o calendário fixado pelo Governo for cumprido, teremos os primeiros telemóveis da terceira geração no início de 2002.


Voltar à página anterior

Página principal