Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2874.html


MP3.com: a decisão final

Apesar dos acordos alcançados com outras editoras discográficas (Warner Music, BMG Entertainment, EMI Recorded Music e Sony Music), a MP3.com continua a enfrentar o processo movido pela maior de todas: a Universal Music Group.

E não é uma acção judicial qualquer: a Universal pede uma indemnização de 450 milhões de dólares (cerca de 101 milhões de contos), que corresponde a uma compensação de 45 mil dólares por cada um dos 10 mil CDs da Universal que a MP3.com disponibilizava aos seus utilizadores.

Os responsáveis da MP3.com já reagiram e consideram que uma indemnização deste montante ''pode ser o fim da nossa empresa''.

O advogado da empresa considera que não é possível pagar mais de 500 dólares (cerca de 113 contos) por cada CD, que serão 4.700 e não 10 mil como alega a Universal.

A decisão final é esperada ainda hoje. O juiz do Tribunal Federal de Manhattan, Jed S. Rakoff, terá de julgar se a violação das leis de direitos de autor foi ou não feita de uma forma deliberada e irá fixar o montante a pagar por essa violação.


Voltar à página anterior

Página principal