Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2870.html


Novo vírus com velha tecnologia

Um novo vírus oriundo da República Checa baseia-se em tecnologia com quatro anos do Windows NT para contaminar computadores com o Windows 2000.

O vírus faz uso de certas funcionalidades do sistema de ficheiros NTFS introduzido no Windows NT e que se mantém no Windows 2000, que permite partilhar dados entre programas em rede. O vírus W2K.Stream é ''inovador'' no uso das características do sistema NTFS e poderá vir a servir de base para uma nova geração de vírus que atacam os sistemas operativos da Microsoft para o mercado empresarial.

Eugene Kaspersky, presidente da empresa russa de desenvolvimento de software anti-virus Kaspersky Lab , que descobriu este novo tipo de vírus, afirmou que qualquer código com fins maliciosos introduzido num ficheiro usando este formato torna muito difícil a detecção da contaminação.

O vírus, criado por dois hackers checos intitulados por Benny/29A e Ratter, não causa grandes estragos, pois só tenta infectar outros ficheiros sem tentar apagar dados. Tratar-se-ia de mais uma demonstração conceptual do que uma tentativa deliberada de destruir dados em outros computadores.


Voltar à página anterior

Página principal